404,您请求的文件不存在! .5

404

404,您请求的文件不存在! .5

Le texte du chapitre d’ouvrage Literacia em Saúde: A Importância dos Contextos Sociais vient d’être mis en ligne. – Éducation et santé publique

Le texte du chapitre d’ouvrage Literacia em Saúde: A Importância dos Contextos Sociais vient d’être mis en ligne.

Fruit d’un travail conjoint avec l’équipe de Graca Carvalho de l’université du Minho à Braga, il met en avant l’enjeu de la prise en compte des contextes et des besoins des élèves dans la mise en œuvre de l’éducation à la santé.

Résumé en portugais :

A literacia científica e a literacia em saúde nas escolas estão interligadas. Ambas refletem a tensão entre a referência à própria ciência e às práticas sociais, e ambas têm em comum o facto de desempenharem um papel fundamental na educação dos alunos para serem cidadãos livres e responsáveis. Este capítulo começa por mostrar como a literacia científica e a literacia em saúde são fundamentais na educação básica, sendo discutida a importância do contexto social para uma eficaz promoção da saúde que permita um efetivo aumento dos níveis de literacia em saúde. O desenvolvimento da literacia em saúde para todos os alunos – não apenas para os melhores – exige uma atenção especial para as necessidades específicas dos alunos para que os programas de intervenção em saúde possam ser eficazes e consigam reduzir as desigualdades em saúde. Assim, tais programas precisam de ser adequados aos contextos em que os alunos vivem e, deste modo, devem ter em consideração ‘ir buscar os alunos onde eles estão’. Todo este esforço exige, naturalmente, que os professores sejam capacitados (“capacity building”) por meio de apropriada formação. Com base na literatura e nos nossos estudos, apresentamos sugestões que podem contribuir para alimentar o debate em relação à saúde como uma área crítica da educação interrelacionada com o contexto escolar e a educação científica.

Pour accéder au texte